A verdade sobre a Turma da Mônica



   Depois que eu comecei a estudar educação, eu comecei a perceber que muitos conceitos relacionados a crianças e infância que eu tinha e outras pessoas também estavam meio errados. Eu queria poder usar qualquer outra palavra aqui, qualquer outra, mas não tem jeito, tá errado. Desculpa, sociedade, tá errado!
   E uma das primeiras coisas que isso me levou perceber, foi que a publicação mais tradicional de quadrinhos do nosso país, a Turma da Mônica, parte de um conceito de criança que não funciona muito bem. Eles tem em média seis anos de idade, até uns oito, tenham em mente isso aqui. Eu convivi e trabalhei muito com crianças dessa faixa etária por muito tempo. E elas nem de longe tem nada a ver com qualquer coisa que seja lá qual for a erva que o Maurício punha no chá na década de 1960 fazia ele criar!
   Em primeiro lugar, eu sempre me perguntei porque o Maurício sempre se esquivou de criar personagens homossexuais, se desde as primeiras histórias deles crianças de seis anos:


Beijam e namoram:

Sério, o que tá acontecendo aqui?

Assédio na primeira infância, quem nunca? rs

Acho que ela não curtiu, a julgar pelos olhos abertos!
Só acho!


Não tem problema com nudez (só as meninas, aparentemente):


Alias, o negocinho do cebolinha teve uma época foi público,
visto que Maurício devia ser contra privatizações!

Se ela fosse negra, podíamos chamar isso de
Xica da Silva Kids!

Teve uma época que as revistas do Chico Bento tinham mais
nudez no rio que Pantanal!


E fazem bullying e se matam o tempo todo:

Inclusão social até na hora da porrada!

E o Cebolinha desfilando toda plena!

Turma da Mônica, desde 1959 promovendo o bullying!


   Isso tudo desde os anos sessenta, diga-se de passagem, mas Maurício acha que ainda não estamos prontos para um homossexual. E a coisa curiosa é que a gente nunca achou minimamente estranho o Chico Bento aparecer com as coisinhas de fora no rio em toda revista e caçar bichos armado (e ele tem sete anos) até os anos noventa (como um autêntico "Pantanal Kids"). Sem mencionar que eles sempre pareceram ter mentalidade de crianças de pelo menos uns doze, treze anos. E aí eu criei uma teoria, que eu sei que não vai agradar muito os fãs, mas eu preciso compartilha-la com o mundo: O que Maurício queria fazer no começo era uma crítica social. Ele queria mostrar o que acontece com crianças que são criadas largadas na rua o dia inteiro, sem supervisão alguma, somente na companhia de outros coleguinhas que também são largados na rua o dia inteiro, sem padrões e regras, o que faz as crianças "amadurecerem" mais cedo. E isso quer dizer que a turma da Mônica está meio caminho andado para virar Capitães da Areia! Mas, o pessoal da época simplesmente não entendeu a parada e começou a consumir a arte pelo entretenimento, exatamente como a gente faz hoje com tudo, e aí o Maurício largou mão de querer conscientizar qualquer um e continuou levando com a barriga! Podem falar, eu sou um gênio! Não por acaso eu queria ser um detetive quando era mais novo! É óbvio que é isso! É a única explicação plausível! Durmam com essa!
.