O governo quer filmar crianças cantando o hino?


   Tá bom, imagine que você é um diretor de escola pública e acorda bem cedo para o trabalho de b#sta maravilhoso que você jogou  quatro (ou mais) lindos anos da sua vida fora se matando de estudar em uma universidade para desempenhar. E aí, antes de começar a mexer com a papelada, você abre o e-mail da escola, já que tem gente que espera uma palavra sua sobre o que vem acontecendo, mesmo que ela seja "Sei lá, mano, mó fita!".
   E está lá um e-mail do excelentíssimo senhor Ministro da Educação do país fazendo algumas sugestões que nem vontade de rasgar o diploma chega a dar:

   "Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional. (...)
   Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola."

   Eu nem gosto de falar muito de política aqui porque esse é um blog de humor, e quando a piada é com algum político, as pessoas não riem, elas analisam para descobrir se você é um comunista nazista amante de criancinhas ou um conservinha machista adepto de armas e violência para compensar o falo quase ausente, e, sendo bem franco, eu não me dou bem com nenhum desses caras na verdade, porque eu critico os dois, e nenhum deles aceita esse tipo de amizade nem no Facebook, o que faz eu me sentir meio loser.
   Mas, como o ocorrido é da minha área de formação, eu achei que deveria ser o primeiro a zoar essa parada. Em primeiro lugar, saber cantar uma música realmente não resolve nenhum dos problemas que a educação tem e nem tampouco torna as crianças mais educadas, prova disso é meu sobrinho adolescente que sabe de cor pelo menos uns cem funks proibidões e mesmo assim... Evitar problemas com a família, né?
   Sem mencionar que todos os políticos com mais de quarenta anos, inclusive aqueles que a lava-jato já pegou e os que ela provavelmente teve a mão molhada para não pegar faziam isso também, principalmente aqueles que pegaram a fase da ditadura militar. E bem, nós todos sabemos como eles são poços de moral, ética e humanidade, quase Madres Teresas de Brasília, né?
   Mas o que eu vi que muitas pessoas ficaram contrariadas é com a questão de ter de filmar as crianças e enviar para o governo (que curiosamente não disse no que essas filmagens vão ser usadas, mas provavelmente é para fazer propagandas para o governo sem pagar cachê). O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, estabelece que a imagem da criança está protegida e que somente com a devida autorização dos pais elas podem ser filmadas ou fotografadas e mesmo assim para fins específicos (o que, como toda lei no Brasil além de ter brechas, não é levada muito a sério como deveria, mas fica isso em off). Agora, como professor e educador eu não razão: Nem minha família nunca vai filmar meu filho sem pagar cachê quanto mais o governo! Comigo não, violão!
   E só para encerrar, além de o governo não ter autoridade para exigir qualquer coisa das escolas que a lei não preveja (que é bem o caso disso), ainda não dá para entender porque ele se importa! Mas, já que quer, que tal bancar reforma a todas as escolas que precisam para as filmagens ficarem mais bonitinhas? Uma ideia louca aqui, e pode ser um pouco LSD da minha parte pedir isso, mas, e se derem salários justos aos professores, enviarem todos os materiais que faltam, principalmente em áreas mais isoladas, criar políticas públicas que favoreçam o trabalho dos educadores entre outras demandas para os professores e funcionários e até as crianças aparecerem sorrindo de verdade nas filmagens, já que querem tanto os videozinhos? Gente, é só uma ideia, mas vai que, né?
.