Pete e os Glúteos - Pete #19



   O telefone tocou. Eram cerca de oito horas da noite, um bom tempo depois do fim do meu expediente. Estava relaxando em casa e vendo séries e a última coisa que esperava é que o trabalho viesse me procurar. Mas então, era o Maurício estava na linha. Atendi.
   -Boa noite, Maurício, está tudo bem?
   -O Pedrinho está dizendo que não quer comer porque acha que passaram o bumbum na comida dele. Explicações! Agora! - Exigiu.
   -Então... - Ri de nervoso.

   Isso foi na fase em que eu estava ensinando palavras novas para o Pete, quando ele tinha seus quatro anos e meio. Além de ele usar as palavras novas que eu ensinava sempre que podia, de vez em quando, quando via em algum lugar uma palavra diferente, costumava vir me perguntar o que significava. Nessa época ainda não tinha ensinado ele a lavar a louça e fazer alguns serviços domésticos mais simples. Então, estava lavando louça durante a tarde, algum tempo depois de traze-lo da escolinha enquanto ele assistia TV na sala. Então, ele entrou na cozinha como quem não queria nada.
   -Tio, o que é glúteo?
   -Onde viu isso?
   -Tá passando na TV!
   Dei uma pequena confabulada de alguns segundos com os meus botões. Se era no meio da tarde, provavelmente era alguma reportagem sobre saúde, nada muito pesado ou numa linguagem que Pete não pudesse entender. Ou pelo menos é o que se espera de programas da tarde. Sendo assim, achei melhor simplesmente responder e voltar para a louça.
   -Glúteo é tipo... Bunda, Bumbum! Sei lá, a parte do corpo com que você senta!
   -Ah, bom!
   E então, voltou para a sala em silencio. E eu simplesmente continuei lavando a minha louça. Sem suspeitar de absolutamente nada do que poderia acontecer.

   -Maurício, me coloca no telefone com ele!
   -Certeza que não vai piorar a situação?
   -Nenhuma! Vai logo! - Zombei. Mas com um grande fundo de verdade.
   Ele então obedeceu, deixando Pete falar comigo.
   -Oi, tio!
   -O que aconteceu, Pete?
   -A TV disse que tinha aquilo lá na comida que a gente come! Aquilo que eu perguntei para você!
   -Você me perguntou o que era "glúteo", Pete!
   -É isso! A TV disse que tinha isso na comida!
   Aí eu entendi. Se era sobre comida, a palavra que ele tinha ouvido na TV e veio me perguntar tinha que ter sido "Glúten" (uma proteína presente em cereais a qual muitas pessoas tem alergia) e não "Glúteo". Ele tinha conseguido mais uma vez. Fiz um esforço e expliquei a ele o que era glúten do jeito mais simples possível.
   -Ah, tá!
   -E pode parar com isso que ninguém passa o bumbum na sua comida, ouviu? - Pelo menos é o que a gente espera.
   -Tá bom! Mas tio... Se o bumbum também chama "Gluten", quer dizer que a gente pode comer o bumbum?
   Desliguei. Aí já era demais para mim. Eu não ganhava o suficiente.
.